mulher dentro de carro com expressão de medo de dirigir

Você tem medo de dirigir? Existem algumas dicas que podem te ajudar muito nesse processo! Continue a leitura e confira. 

O medo de dirigir é mais comum do que podemos imaginar: muitas pessoas não dirigem um veículo por sentirem medo e ansiedade ao volante. Isso acontece até mesmo com aqueles que já possuem sua CNH há anos.

As pessoas podem se sentir incapazes, com medo de errar, causar acidentes, entre outras questões. Mas, como superar este medo? Confira a seguir as dicas que preparamos para você perder o medo de dirigir!

 

Por que temos medo de dirigir? 

O medo de dirigir é como qualquer outro medo e surge a partir de experiências vivenciadas por nós, sejam positivas ou negativas. Essa sensação de medo pode estar associada a ansiedade, insegurança e ao sentimento de perigo por conduzir um veículo.

Além disso, algumas pessoas têm medo de dirigir devido a algum trauma, causado principalmente por um acidente de trânsito que tenha ficado na memória. Nesses casos, há um desgaste físico e psicológico que acaba desencadeando mais estresse e ansiedade. 

Tudo isso faz com que o motorista tenha medo de conduzir veículos. 

 

Dicas para superar o medo de dirigir

Para superar o medo de dirigir é importante procurar ajuda profissional e praticar para perder o medo. Mas, algumas dicas que preparamos para você podem te ajudar, como: 

 

Não fique pensando muito

Quem tem medo de dirigir certamente vai pensar muito antes de enfrentar seu medo. A dica é não pensar muito, enfrente seu medo e não deixe sua mente te sabotar. 

Pegue o carro aos poucos, um pouco por dia e sem pressão. Entre no carro, respire fundo e pense positivo, que tudo vai dar certo. O importante é tomar a decisão de dar o primeiro passo para vencer o medo.

 

Escolha suas caronas

Escolher as pessoas que estarão junto com você enquanto você dirige é muito importante para não acabar te desmotivando. Se você tiver pessoas do seu lado que te apoiem, incentivem e ajudem, será muito mais fácil superar seu medo de dirigir. 

As pessoas que estão dentro do veículo com você devem te ajudar, e não atrapalhar e desmotivar você. Então, cuidado com as pessoas que você escolhe neste processo tão importante.  

 

Treine bastante

Agora que você tomou a decisão de superar seu medo, chegou a hora de praticar. Escolha um dia calmo, pegue o carro e dê uma volta no quarteirão. 

No início faça pequenos trajetos, mas faça! Não tenha preocupação com o tempo que você vai demorar, ou mesmo de querer dirigir perfeitamente. 

Aumente o trajeto 

Faça o mesmo trajeto várias vezes, até se sentir seguro e confiante. Com isso, você pode aumentar o trajeto aos poucos, até conseguir dirigir por longas distâncias. Lembre-se: não desista na primeira tentativa! 

Se você tem medo do carro desligar no meio do caminho, treine o ponto da embreagem e quando já estiver mais seguro aumente o trajeto e os obstáculos. Isso vale para ir a lugares mais movimentados, parar na sinaleira, ir ao supermercado e outras situações cotidianas. 

 

Acredite mais em você

Outra dica muito importante é acreditar mais em você. Se você não conseguir de primeira, tente outras vezes até conseguir, pois isso faz parte do processo de aprendizagem. 

Ninguém nasceu sabendo dirigir, então com dedicação e calma, você também conseguirá superar seu medo de dirigir. Tente quantas vezes forem necessárias, até chegar ao seu objetivo. 

Além disso, tenha em mente quais são as vantagens de poder dirigir: ir e vir a hora que quiser, com autonomia e liberdade, ter um emprego melhor, levar seus filhos na escola e não depender de alguém para fazer essas e outras atividades por ter medo de dirigir. 

 

Faça aulas de direção para habilitados se for preciso

Não tenha medo ou vergonha de buscar ajuda profissional e fazer aulas de direção para habilitados. Tentar sozinho no dia a dia pode parecer difícil, então se for preciso procure uma auto escola e faça algumas aulas de direção. 

Com o auxílio de um profissional especializado você poderá ganhar mais experiência e confiança para dirigir tranquilamente e sem medo. Com muito treino e prática o medo de dirigir pode ir diminuindo aos poucos, então não tenha medo de pedir ajuda. 

 

Portanto, superar o medo de dirigir é possível e você pode seguir nossas dicas para isso. Se você precisar de ajuda, conte com a Auto Escola Metrô que tem anos de experiência. Então, entre em contato e agende hoje mesmo suas aulas de direção e supere seu medo de dirigir.   

Quer saber mais? Continue acompanhando o nosso blog para ver mais conteúdos sobre o assunto.

banner com texto incentivando as pessoas a chamarem no WhatsApp para tirar dúvidas sobre o processo da CNH