Jovem comemorando, pois conquistou a primeira habilitação.

Tirar a primeira habilitação (CNH) é o “passaporte” para a mudança de vida de muitas pessoas. Nós te ajudamos a entender os passos para chegar até lá!

Quando falamos em CNH, a primeira coisa que vem em mente é a parte prática do processo. Afinal, este é um dos principais fatores que irão determinar se você vai ou não ter a sua Carteira Nacional de Habilitação.

Mas antes de se preocupar com os fatores que podem reprovar você no exame de direção, ou alcançar as categorias especiais para viajar com caminhões ou carretas, é preciso ter a clareza do processo.

Ou seja, antes de tudo isso, é preciso seguir um caminho. Consideramos esse caminho como um passo a passo para a tão sonhada primeira habilitação!

Portanto, se você quer saber como conseguir sua carteira de motorista, ou quando vai chegar a vez de migrar de categoria, continue a leitura e confira o nosso passo a passo!

Para começar: você já pensou de que maneira ter a primeira habilitação (CNH) pode facilitar a sua vida?

Nos dias atuais ter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é muito importante tanto para a vida pessoal, quanto para a profissional. 

Com este documento em mãos você se torna independente. Ou seja, você tem a liberdade de ir e vir quando julgar necessário, sem depender de outras pessoas.

Além disso, pode melhorar as chances de você conseguir permanecer ou subir de cargo em uma empresa. Isso porque muitas organizações dão preferência para pessoas que possuem, pelo menos, a primeira habilitação.

Em outras palavras: a CNH é, sem dúvida, uma extensão da sua liberdade.

Quais são as categorias que você pode ter na primeira habilitação?

Existem 5 categorias (A, B, C, D e E) na qual o condutor pode estar habilitado. 

No entanto, vale ressaltar que ao tirar a primeira habilitação, somente duas delas podem ser escolhidas, A e B. Ou seja, você pode optar por uma única (A ou B), ou as duas em conjunto (AB).

Com esse tipo de carteira você pode conduzir os seguintes tipos de veículos:

  • Categoria A – permissão para dirigir motocicletas
  • Categoria B – permissão para dirigir carros

Isso quer dizer que as demais categorias só podem ser incluídas posteriormente. É preciso seguir algumas exigências específicas presentes em cada uma das categorias.

Bem, agora que você conhece quais veículos poderá dirigir ao tirar sua primeira habilitação, conheça as exigências e quais os passos que você deve seguir!

Como é o processo para obtenção da primeira habilitação?

O processo para obtenção da primeira habilitação é composto por algumas etapas que devem ser seguidas até você receber o direito de dirigir.

Além disso, vale ressaltar que para você iniciar o processo de habilitação você precisa cumprir alguns pré-requisitos: 

  • ter 18 anos completos;
  • saber ler e escrever;
  • possuir algum documento de identificação válido;
  • possuir CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • dispor de comprovante de residência no município da Auto Escola.

Se você cumpre todos os requisitos listados acima, pode dar sequência e iniciar o processo para obtenção da sua CNH!

Sua primeira habilitação a 7 passos de você!

A seguir, listamos os 7 passos que você precisa seguir para obter a sua primeira habilitação. Confira:

1- Escolher a Auto Escola

Escolha uma Auto Escola confiável, que seja comprometida com seus condutores. Escolhida, basta fornecer a documentação básica já listada acima e pagar as taxas legais. Assim, você estará apto para dar início a sua habilitação.

2- Realizar exames psicológicos e físicos

Realizar exames físicos e psicológicos é fundamental para que você dê continuidade na sua conquista. A Auto Escola faz o seu encaminhamento para os profissionais habilitados e assim você pode realizar os seus exames.

3- Fazer o curso teórico/legislação

As aulas de legislação são extremamente importantes para que você conheça as leis e a boa conduta de um motorista. Atualmente, é possível realizar este curso de forma 100% online. São 45 horas/aula em que você vai aprender tudo sobre a legislação de trânsito vigente.

4- Fazer o exame teórico sobre legislação

Esta etapa também é orientada pela Auto Escola. É a famosa prova de conhecimento. Ou seja, ela vai extrair tudo o que você aprendeu nas aulas de legislação. Você precisa alcançar 70% de aproveitamento.

5- Emissão da LADV

Com a aprovação no exame teórico sobre legislação, você recebe uma licença/autorização para conduzir o veículo da Auto Escola. Neste caso, você já pode partir para as aulas práticas de direção veicular!

6- Aulas práticas de direção veicular

Mão na massa! As aulas práticas de direção veicular servem pra você aprender e treinar a sua direção. De acordo com a sua compra, você fará as aulas somente com a categoria A (moto), somente com a categoria B (carro de passeio), ou com as duas opções.

7- Exame de direção veicular

Depois que você passar por todas as aulas práticas, é hora de realizar o exame de direção. Essa prova de direção será realizada pelo órgão de trânsito responsável na sua cidade.

Bem, tanto o exame de direção veicular quanto o exame teórico, são fundamentais para que você seja aprovado e receba a sua primeira CNH. 

 

Depois desta leitura, ficou mais fácil de entender o que você vai precisar fazer para ter sua primeira habilitação? São poucos passos, mas exigem muita atenção e dedicação!

Sabemos que pode ser um pouco “assustador” num primeiro momento, afinal, há um valor de investimento. Por este motivo, tirar o maior proveito de tudo para garantir a aprovação final é muito importante! 

Mas fique tranquilo, se precisar de ajuda estamos aqui para isso! Entre em contato conosco que vamos ajudar você neste processo! 😉