mulher realizando baliza

Você está com medo e insegurança para realizar a baliza? Confira o passo a passo que preparamos para você fazer a baliza perfeita!

Dirigir, principalmente nas grandes cidades em meio a um trânsito caótico, pode parecer complicado para muitos motoristas, ainda mais quando o assunto é fazer baliza. A baliza é uma das manobras mais temidas pelos novos habilitados e também por quem vai tirar sua primeira habilitação. 

Fazer uma baliza perfeita não é tão fácil, até mesmo para quem já tem a carteira de habilitação a mais tempo. Mas para obter a aprovação e conseguir a CNH esse é um passo necessário. Por isso, acompanhe nosso passo a passo para realizar uma baliza perfeita com calma e tranquilidade, evitando erros no momento do exame! 

 

O que é baliza?

Muitas pessoas ainda confundem a baliza com outras formas de estacionar. Mas a baliza é a manobra realizada para estacionar de ré entre dois veículos ou entre dois objetos em um espaço reduzido. 

Atualmente o número de veículos em circulação está crescendo bastante, o que indica que as vagas de estacionamentos são mais disputadas. E a prática de baliza é comum para quem deseja estacionar próximo a locais com grande movimento.

Porém, a baliza também precisa ser feita no exame de direção para aprovação e posteriormente obtenção da CNH. Ela pode ser feita na rua, com o fluxo normal de veículos, para que o condutor tenha noção de como vai ter que fazer a baliza entre os carros no dia a dia. 

Outra forma de realizar a baliza é em um lugar específico, usando cones ou outros objetos para delimitar o espaço que seria o mesmo que entre dois carros. Assim o condutor deve fazer a baliza tanto de uma forma como de outra, aprendendo a estacionar corretamente evitando penalidades. 

 

Passo a passo para você fazer a baliza perfeita

Fazer a baliza pode ser um incômodo para muitos condutores. As vezes, na primeira tentativa não conseguem controlar a ansiedade e o nervosismo e o resultado é uma péssima baliza. Estacionar entre dois carros pode se transformar numa fobia. Mas para te ajudar nesse momento preparamos um passo a passo de como fazer essa manobra sem errar. 

 

Alinhar o carro é o primeiro passo da baliza

Se você achou uma vaga e tem certeza que seu veículo cabe naquele espaço, acione a seta para a direita para indicar que você vai estacionar naquela vaga. Confira se não há outro veículo saindo de uma vaga próxima e comece alinhando seu carro ao meio fio colocando em paralelo com o veículo da frente.  

 

Verifique os espelhos

Tenha a certeza que os retrovisores de ambos os veículos estejam alinhados entre si. Se você perceber que eles estão lado a lado, é hora de movimentar seu veículo um pouco mais para frente. 

 

Vire o volante para o lado da vaga

Engate a marcha à ré, e olhe para todas direções a fim de verificar se o carro não vai esbarrar em algum obstáculo ou em alguém que possa estar passando atrás do carro. 

O próximo passo é virar todo o volante para o lado da vaga em que você quer estacionar. Ou seja, se você quer estacionar à direita, vire para a direita. E se você quer estacionar do lado esquerdo vire o volante para o lado esquerdo.  

 

Entrando na vaga

Movimentando o veículo para trás, sempre tenha o cuidado de estar em marcha ré, até que o farol direito dianteiro esteja alinhado ao para-choque traseiro do carro da frente. Veja pelo retrovisor esquerdo, se você consegue ver o farol dianteiro direito do veículo de trás, para ter certeza de que seu veículo está na posição ideal. 

 

Desvire o volante

Movimentando devagar e levando em consideração o truque do retrovisor, desvire o volante, girando ele para o lado oposto e movimentando suavemente o carro até que ele entrará na vaga. 

É importante girar o volante totalmente para o lado esquerdo antes de chegar no limite da vaga com o veículo. O ideal é que a distância entre um carro e outro seja de aproximadamente 20 centímetros.   

 

Ajustar o veículo na vaga

Chegando ao limite da vaga é hora de ajustá-lo. Então gire o volante com duas voltas para o lado da calçada e movimente o veículo para frente. Verifique se o veículo está dentro da vaga, caso a roda da frente esteja mais longe da calçada que a roda traseira, dê mais uma volta no volante para o lado da calçada e se movimente para frente a fim de alinhar as rodas traseiras e dianteiras.

Dessa forma você evita encostar nos obstáculos ou em outros veículos, com o veículo alinhado corretamente ao espaço da vaga. Vale lembrar que o veículo precisa estar a cerca de 20 cm de distância da calçada ao finalizar a baliza.  

 

Com esse passo a passo você deve ter em mente que o segredo de uma baliza perfeita é praticar. Ou seja, quanto mais você praticar, mais segurança terá na hora de realizar a baliza. Seja para o exame de direção ou no seu dia a dia. 

Você pode praticar escolhendo um dia tranquilo, em um local pouco movimentado e usando alguns cones, cabos de vassoura ou outros objetos para ter como ponto de referência. Desse jeito você pode praticar sem a preocupação de bater em outros veículos. 

Quando conseguir fazer a baliza e já tiver mais prática, é hora de testar em uma situação real. Pode ser nas ruas mais centrais da cidade ou até em um supermercado. Comece pelas vagas mais longas e depois tente em vagas mais apertadas, pois quanto mais você praticar mais vai dominar a arte da baliza. 

Portanto, se você tem medo ou não consegue realizar a baliza, busque ajuda de profissionais especializados em uma auto escola de confiança. Assim você se sentirá mais seguro com as orientações de um instrutor para realizar a baliza perfeita. 

Tem dúvidas? Continue acompanhando o nosso blog para conferir mais dicas de direção. Quer agendar aulas de direção para perder o medo de dirigir e realizar baliza? É só entrar em contato com a gente!