Mulher dirigindo fazendo o uso de cinto de segurança, transparecendo uma direção defensiva

Acidentes e mortes no trânsito são fatos muito comuns de acontecerem em todo o país. Através da direção defensiva é possível melhorar a segurança no trânsito! Saiba como!

Você sabia que todos os anos milhares de pessoas perdem a vida no trânsito ou decorrente de alguma complicação provocada por acidentes?

Além disso, de acordo CNT (Confederação Nacional do Transporte), no ano de 2020 foram registrados 63.477 acidentes de trânsito em rodovias federais, considerando que neles foram constados 5.287 mortes.

Ainda por cima, conforme o ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), 90% dos acidentes são decorrentes de falha humana, ou seja, que podem ter como causa desde desrespeito às leis de trânsito até a falta de atenção dos próprios condutores.

Percebeu como muitos acidentes não acontecem por acaso ou por azar, mas sim por falhas humanas?! Por isso, tenha em mente que é possível sim contribuir para a diminuição de acidentes no trânsito! 

Basta adotar comportamentos e ações preventivas, as quais chamamos de “direção defensiva”. Continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto e quais ações você pode realizar para prevenir acidentes!

O que é direção defensiva?

Este tipo de direção também é conhecida como direção segura e tem como objetivo minimizar situações de risco e prevenir acidentes.

Conforme o manual do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), a direção defensiva é a maneira correta de se comportar no trânsito, a fim de proteger e preservar a vida, saúde e o meio ambiente. 

Além disso, ela descreve como a forma que agimos, visando reconhecer antecipadamente condições adversas e assim, tomar decisões para tentar minimizar e evitar danos.

Ou seja, para poder prevenir acidentes e dirigir de maneira segura, é preciso ter em mente que os perigos e riscos no trânsito estão relacionados a 5 elementos:

  • Veículos;
  • Condutores/motoristas;
  • Vias/estradas;
  • Ambiente;
  • E comportamento geral.

Agora que você já sabe o que é a direção defensiva e o que ela envolve, veja algumas dicas que você pode aplicar para dirigir com responsabilidade e ajudar a salvar vidas.

Dicas para praticar uma boa direção defensiva

Quando estamos no trânsito, é de extrema importância entender e saber até onde podemos chegar sem colocar a vida de outras pessoas em risco. Por este motivo, separamos algumas dicas que podem ser adotadas para praticar a direção defensiva e melhorar suas condutas. Confira:

Conhecer as leis de trânsito e obedecer as sinalizações

É essencial conhecer e respeitar as leis de trânsito. Assim, você saberá quais os seus limites ao transitar pelas vias.

Um exemplo disso, são as placas. Você já parou para pensar porque elas estão ali?

Elas alertam, sinalizam e mostram que naquele local há uma situação desfavorável, como uma curva fechada ou travessias de pedestres, e que o condutor deve ficar atento. Desta forma é possível saber que o risco é existente, mas que ao ser alertado sobre ele, podemos evitá-lo.

Deste modo, leis e sinalizações têm o objetivo de ensinar e alertar os condutores sobre a melhor maneira de agir no trânsito,  melhorando o bem estar de todos.

Habilidade

A habilidade tem relação com a prática e é um elemento fundamental na direção defensiva. Isso porque, quanto mais você praticar mais fácil será de perceber e entender as consequências que uma ação pode causar. Assim, você pode tomar a melhor decisão para tentar evitá-la, ou fazer diferente.

Atenção e paciência

Tenha atenção aos acontecimentos à sua volta. Desse jeito, você conseguirá antecipar alguns acontecimentos e preveni-los. 

Sempre que você estiver atento ao comportamento dos condutores, veículos e pedestres à sua volta, você poderá agir de forma rápida, preservando a saúde e segurança dos outros motoristas e pedestres. 

Também é necessário ficar atento às características da via, assim poderá reduzir os riscos. A pista molhada, por exemplo, pode provocar aquaplanagem. 

Além disso, quanto mais rápido você agir em uma determinada situação, menores serão os impactos. Então, esteja preparado!

Contudo, tenha paciência. Colocar-se no lugar dos outros e tentar entender os motivos que levaram uma pessoa a tomar aquela decisão, ajuda a tornar a vida de todos menos estressante e complicada, principalmente no trânsito.

Manutenção preventiva do veículo

Parece clichê, mas vale reforçar: para melhorar o funcionamento do veículo ele precisa de manutenções periódicas. Além disso, a manutenção é importante para que o veículo transite em condições seguras, evitando acidentes, situações de risco e transtornos no trânsito.

Por isso, manter sempre em dia as revisões, checando o funcionamento de todo o veículo é essencial para a prática da direção defensiva. Logo, além de evitar danos e custos extras com o seu veículo, você protege os que estão ao seu redor.

 

Dirigir com educação e consciência, além de ajudar a evitar acidentes e danos, pode salvar vidas e tornar o trânsito mais seguro.

Interessado em conhecer as boas condutas de uma direção defensiva? Mesmo que você já tenha sua CNH em mãos, a Auto Escola Metrô possui aulas de direção para te ajudar a dirigir de maneira mais defensiva e segura, tudo com muita praticidade e objetividade! Fale com a gente!